Você já fez a limpeza da sua caixa de água .
Artigo revisado pelo Comitê
Em cada cidade a água vem tratada, limpa e pronta para o consumo, só que é importante cuidar das instalações hidráulicas e lavar a caixa d'água a cada seis meses.
A água que recebemos vem da empresa responsável pela distribuição. Em cada cidade a água vem tratada, limpa e pronta para o consumo, só que é importante cuidar das instalações hidráulicas e lavar a caixa d'água a cada seis meses.
As caixas d'água são reservatórios de pequenos porte que armazenam a água potável, existem caixas de diversos tamanhos e de dois tipos de matérias: fibrocimento e polietileno e fica ao critério de cada um escolher o mais adequado, desde que seja de qualidade.
As caixas d'água precisam ser limpas de seis em seis meses e, caso não seja possível, pelo menos uma vez por ano para que a água armazenada não fique com impurezas e comece a causar problemas de saúde em quem a consome, sejam residências, condomínios, estabelecimentos, comércios ou qualquer lugar que haja um armazenamento de água.
Cidades com temperaturas mais elevadas precisam ter mais preocupação com a higienização das caixas d'água, já que as temperaturas altas facilitam a sobrevivência de larvas e alguns insetos por muito mais tempo.
A cisterna e a caixa d'água parecem sinônimos a primeira vista, mas são tipos diferentes de reservatórios de água, que possuem funções e benefícios específicos.
- A caixa d'água de polietileno:
A mais convencional e tradicional, que tem como benefícios a leveza e a facilidade de manuseio e instalação.
- A caixa d'água de fibra de vidro:
Tem como benefícios a leveza e a facilidade de limpeza, mas em contrapartida não possui muita resistência contra perfurações e impactos.
- A caixa d'aágua de aço inox:
Tem como benefícios a alta durabilidade/vida útil, alta resistência a corrosões e impacto. Além disso, garante melhor qualidade de água e temperatura mais fresca da mesma, inclusive no verão.
Tamanhos de caixa d`água
Para escolher o tamanho de d'água ideal para sua casa é necessário saber que cada membro da família consome, em média, 150 litros nas suas atividades diárias. Assim, basta multiplicar o consumo por pessoa pelo numero de membros na residência para saber o consumo mínimo. Dessa forma, poderão achar uma caixa d'água que seja ideal para a residência.