Importante: por que fazer a limpeza de fossa

A fossa séptica é uma câmara que recebe constantemente resíduos e esgoto e deve ser limpa periódica. Saiba qual a importância de uma manutenção periódica e dos serviços de limpeza de fossa.

17 SET 2014 · Leitura: min.
Importante: por que fazer a limpeza de fossa
Com o desenvolvimento das cidades e a melhoria das condições de vida, a rede de captação de esgotos já é uma realidade para grande parte dos brasileiros. Porém ainda há muitas casas com fossa séptica no próprio imóvel. O mesmo passa com determinadas empresas e galpões industriais. Entenda qual a importância de uma manutenção periódica e dos serviços de limpeza de fossa.

Como a fossa séptica é uma câmara que recebe constantemente resíduos e esgoto, é fundamental que seu funcionamento seja correto, para assim evitar problemas como retorno, mau-cheiro e proliferação de pragas (baratas, ratos e insetos). E há outro ponto: como essas estações fazem o tratamento dos efluentes, se deixam de funcionar corretamente, significa que todos os resíduos estão sendo lançados ao ambiente sem o devido tratamento, resultando em poluição e contaminação.

Como é feita a limpeza de fossa?

Há processos específicos para cada tipo de fossa, assim como para as caixas de gordura, que têm papel fundamental no bom funcionamento da rede hidráulica de um imóvel. Para resultados eficientes, vale contar com serviços de profissionais especializados, por saberem como proceder para uma manutenção adequada.

A limpeza tem como objetivo a retirada do lodo existente. O primeiro passo é escolher o dia e a hora mais adequados para a limpeza, já que o reservatório do imóvel não poderá ser utilizado durante o processo. De forma simplificada, esses são os passos:

  1. Abrir a tampa da fossa e deixar ventilar. Gases inflamáveis se acumulam no interior do reservatório e podem ser perigosos.
  2. Retirar os resíduos acumulados com uma mangueira de sucção. Se o lodo está duro, deve-se utilizar água e um agitador próprio para o fim.
  3. O material retirado da fossa precisa ser transportado para um aterro sanitário ou recolhido por uma empresa especializada nesse tipo de transporte.
  4. Nunca esvazie completamente a fossa. Cerca de 10% do líquido deve ser mantido no reservatório para não interromper o tratamento que está em curso.

flickrzeitfaengerat.jpg

Dicas para conseguir melhores resultados

Como se trata de uma ação que deve ser periódica, listamos alguns pontos fundamentais que serão de ajuda para o planejamento do calendário de limpeza de fossa:

  • A limpeza da fossa deve ser anual (como mínimo). A periodicidade depende de fatores como tamanho do reservatório, quantidade de água liberada pelo sistema, número de pessoas que utilizam o imóvel, etc.
  • A empresa contratada, além de experiência, deve apresentar certificação junto aos órgãos competentes. As ações de limpeza compreender a extração e transporte do material recolhido e, para fazê-lo com total segurança, necessitam de autorização.
  • Em algumas cidades, a limpeza de fossas em imóveis não residenciais é obrigatória por lei. Informe-se para ter certeza de que não está cometendo qualquer infração, o que implicaria em pagamento de multa.

Se você necessita de serviços especializados para limpeza de fossas, solicite orçamentos às empresas cadastradas no portal. Compare todos os detalhes para garantir o melhor custo-benefício.

Fotos (ordem de aparição): Desentupidora Kennedy e zeitfaenger.at (Flickr)
Limpeza
Linkedin
Escrito por

Limpeza.com

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre limpeza profissional