Como fazer uma limpeza de caixa d’água
Artigo revisado pelo Comitê
A caixa d’água do seu imóvel deve ser limpa periodicamente para evitar infecções e proliferação de micro-organismos. Veja qual é o passo a passo de uma limpeza de rotina ou de manutenção.
A forma mais fácil de conseguir bons resultados é contratar o serviço de uma empresa especializada. Entretanto, dependendo do tamanho do reservatório e tempo disponível, é possível fazê-la sem acudir a profissionais.
Veja quais são os principais pontos para limpar a caixa d’água de forma eficiente, que servirão também para monitorar a ação da empresa, caso opte por contratar a realização de tal serviço. Trata-se de um passo a passo de uma limpeza de rotina ou de manutenção. Para os casos de caixas d’água contaminadas, com águas paradas há muito tempo, sempre é melhor chamar um profissional, que fará as análises devidas e tomará todas as medidas necessárias.
1) Lavar a caixa d’água a cada seis meses, afastando o risco de verminoses e infecções
2) Antes de fazer a limpeza, verifique se a caixa d’água está bem vedada, já que a limpeza só será eficiente se a estrutura estiver preparada para evitar a entrada de insetos e outros “corpos estranhos”
3) A pressa é inimiga da perfeição, já que uma limpeza bem-feita demanda tempo.
4) Antes de começar a limpeza da caixa d’água, é preciso fechar os registros de entrada (ou amarrar a boia da caixa). Para economizar no gasto de água, faça isso um dia antes da limpeza. Assim poderá ir gastando a água do reservatório.
5) Você deve deixar aproximadamente 20 cm de água no fundo (um palmo). Se há excesso de água, retire e reserve em baldes, que podem ser usados na limpeza da casa, por exemplo.
6) Tampe a saída da caixa d’água para que a sujeira não desça pelo encanamento.
7) As paredes da caixa d’água devem ser limpas com um pano úmido, assim como o fundo do reservatório. Nos casos de caixa d’água de fibra, utilizar uma escova de cerdas vegetais para a limpeza.
8) Nunca utilizar detergente, sabão ou outros produtos químicos durante a limpeza.
9) Terminada a limpeza das pareces e fundo, é hora de abrir a saída da caixa d’água para a retirada da água suja da lavagem. Excessos e resíduos podem ser removidos com a ajuda de baldes e uma pá de plástico.
10) Feche novamente a saída da caixa d’água e deixe entrar água até atingir a metade do reservatório. Para proceder com uma ação desinfetante, adicione água sanitária na proporção 10 colheres de sopa para cada 500 litros.
11) Lave novamente paredes e fundo, utilizando uma esponja nova. Espere pelo menos duas horas, antes de liberar essa água.
12) Feito isso, é hora de abrir a saída e deixar que a caixa d’água se esvazie por completo. Também deve abrir as torneiras do imóvel e acionar as descargas dos banheiros para limpar todas as tubulações. A água pode ser coletada em baldes para limpeza de pisos e calçadas.
13) Antes de tampar a caixa d’água, limpe bem a tampa. Se há alguma saída para liberar excesso d’água ou cano-ladrão, melhor colocar um filtro de nylon, para evitar a entrada de insetos e pequenos animais.
Tenha sempre controlado qual foi a data da limpeza e quando deve ser realizada a seguinte. E lembre-se: durante o enchimento do reservatório, é muito importante abrir as torneiras da casa para evitar problemas com o acúmulo de ar nas tubulações.
Bom dia faço também serviços Elétricos instalações chaves motores chuveiros , pintura de portões e grandes na pistola, pequenas soldas elétricas no local e Lavagem de CXS D, GUA AQUI EM CURITIBA
Muito bom o desempenho e os procedimentos
Muito útil a matéria. Sempre é bom sabermos o modo correto de se fazer a manutenção dos equipamentos em nossa casa.
Muito bom este passo a passo. Vou poder monitorar o serviço sempre que necessário.
Nada melho é do que receber uma orientação segura sobre um assunto de extrema delicadeza e importância para a saúde dos moradores do bloco.