Verão e férias, trabalho extra para setor de limpeza
Artigo revisado pelo Comitê
As empresas de limpeza profissional só têm a ganhar com a chegada das férias e o início do verão. Trata-se do período de maior movimento nos condomínios, aumentando a demanda por serviços.
E não é de se estranhar que as administrações dessas áreas residenciais estejam mais dispostas a assumir gastos para a limpeza e reforma dos espaços citados, justamente para manter todos os moradores satisfeitos.
É a hora de preocupar-se com a limpeza e o tratamento da piscina, pequenos reparos na estrutura da mesma, manutenções nas instalações elétricas, pintura das quadras e reforço nas ações de limpeza e conservação, tanto interna como externa. Estar preparado para atender esse tipo de demanda pode ser o diferencial no faturamento de uma empresa de limpeza.
Um planejamento prévio de custos com produtos e mão de obra permite aos precavidos saírem ao mercado com preços mais competitivos, que evidentemente serão vistos com bons olhos pelos condomínios. Principalmente porque os meses de dezembro e janeiro normalmente concentram muitos gastos e é preciso ginástica e malabarismo para manter todas as contas em dia.
Se sua empresa presta serviços para condomínios, esteja preparado. Nem todos os prédios se organizam com a devida antecedência e as demandas podem se acumular nos meses de janeiro e fevereiro. Não deixe de ter ao alcance das mãos funcionários qualificados, equipamentos e pacotes promocionais, isso se não quiser perder vendas e negócio.
Se as previsões da Federação Nacional das Empresas de Serviço e Limpeza Ambiental (Febrac) se concretizam, dezembro terá marcado um aumento de aproximadamente 30% nas contratações temporárias no setor de limpeza e conservação. O otimismo deve permanecer para os meses futuros, já que o término do verão coincide com o Carnaval e, logo depois, outros dois acontecimentos muito importantes: Copa do Mundo e eleições.
Ainda segundo a Febrac, as perspectivas são boas para todos os estados, com as vagas concentrando-se em hotéis, restaurantes, shopping, aeroportos e empreendimentos.