Checklist: importante para um serviço bem-feito
Artigo revisado pelo Comitê
Uma checklist bem organizada pode ajudar e muito na prestação de serviços. Confira dicas para administrar bem suas listas, destacando suas qualidades.

Você faz checklist dos itens a serem cumpridos em um serviço de limpeza? Se não, este texto traz boas dicas sobre como organizar listas para planejar a atuação da empresa e melhorar o desempenho de seu trabalho.
Sabemos que uma empresa deve ter muitas habilidades para conseguir oferecer um bom serviço de limpeza, uma delas é organização. Por isso, é essencial adotar algumas técnicas e ferramentas para mantermos controle sobre os serviços que estamos prestando. Manter o hábito de estabelecer listas de tarefas a cumprir pode ser bastante eficiente para garantir um trabalho bem-feito, além de ajudar é elaborar a planilha de custos.
Aí está a importância da checklist. Para começar a elaborar sua lista, tenha em mente os seguintes pontos:
1. Visita prévia
Tudo começa com a visita prévia. É fundamental ir ao local para identificar quais são suas necessidades específicas. Ao entrar em contato com o cliente, você também deve estar atento às expectativas em relação ao serviço a ser contratado. Em nossa seção de "Perguntas", a empresa Absurda Clean compartilhou sua experiência, ressaltando a importância da visita ao cliente:
"[Tudo] depende do imóvel a ser limpo, entretanto, a checklist correspondente à etapa inicial da execução da limpeza. Só na visita para orçamento no imóvel do cliente poderemos dimensionar quais produtos e equipamentos deverão ser empregados".
E ainda dá uma dica para começar bem uma checklist:
"Na execução dos serviços [deve-se] sempre respeitar o seguinte: limpar andares superiores em direção aos inferiores e limpar os cantos dos ambientes em direção à porta de acesso, o que não atrapalhará depois, por exemplo, o enceramento dos pisos."
2. O que incluir na lista de tarefas?
Você pode trabalhar com duas listas: uma para produtos e equipamentos a serem usados no imóvel do cliente, outra para enumerar o que deve ser tratado durante a limpeza.
Para conseguir elaborar essas listas, tudo depende do local a ser limpo e do feedback que você trará da visita prévia. Mas, para dar um exemplo, o diretor da empresa Pointer Ambiental, Pierantonio Sedo, dá um exemplo de uma checklist de limpeza pós obra:
- limpar os vidros e caixilhos interna e externamente
- limpar as paredes e pisos frios
- lavar as louças sanitárias
- limpar as sacadas
- limpar os peitoris
- lavar a escadaria
- limpar os elevadores e as portas dos andares
- lavar os pisos internos de pedra
- lavar o piso externo de pedra
- lavar a garagem com máquina de hidrojato
- lavar a fachada com máquina de hidrojato
Se, por exemplo, fizéssemos uma checklist de limpeza hospitalar, a lista seria completamente diferente. Por isso, você deve criar sua checklist de acordo com as necessidades e particularidades de cada local.
Para agilizar o trabalho da sua equipe, você pode elaborar modelos com serviços básicos para cada tipo de limpeza realizado por sua empresa e incluir as personalizações necessárias, quando for feito o primeiro contato com o cliente.
3. Faça tudo por aplicativos móveis
Outra boa dica é administrar suas checklists pelo seu celular ou tablet, que são aparelhos que você pode levar para qualquer lugar e permitem controlar suas tarefas de forma mais prática. Indicamos dois aplicativos:
- Wunderlist: permite criar listas e compartilhá-las com outras pessoas, por exemplo, seus funcionários. Ele também sincroniza as informações entre o tablet, computador e celular.
- Remember the milk: permite estabelecer prazos e organizar suas tarefas por prioridade. Você ainda pode sincronizar o aplicativo com outros serviços, como Google Agenda.
Fotos (ordem de aparição): por xololounge (Pixabay) e Highways Agency (Flickr)
Boa tarde, tudo bem? Sou coordenadora operacional da empresa Focco Serviços Terceirizados, e estamos buscando ferramentas para automatizar o chek list no setor da limpeza de nossos clientes para que possamos trabalhar de uma forma diferenciada, como podemos proceder?
Gostei muito, me ajudou bastante!