O coronavírus e a importância da limpeza profissional

Com novos casos de Covid-19 confirmados no Brasil, as redes sociais já acumulam dicas e dúvidas de como se proteger, mas é muito importante ressaltar que não há necessidade de pânico...

1 ABR 2020 · Leitura: min.
O coronavírus e a importância da limpeza profissional

A taxa de letalidade do vírus é em média de 3,42% menos grave que o H1N1, segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Os principais atingidos até agora são pessoas com mais de 60 anos que têm doenças associadas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 80% dos casos são leves e apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum. Os idosos com doenças crônicas são os mais afetados. Até então as crianças não são a principais vítimas do COVID-19, sigla do coronavírus.

De qualquer forma as recomendações de manter bons hábitos de higiene se mantém, principalmente em locais públicos e no ambiente de trabalho, lavar sempre as mãos e cobrir o rosto em caso de tosse ou espirro são fundamentais não só para evitar o coronavírus. A técnica certa de lavagem das mãos também inclui etapas como a lavagem do dorso das mãos, dedos e toda circunferência.

O vírus pode ser transmitido por pacientes sintomáticos durante um período de 14 dias, fora do corpo ele não sobrevive mais que algumas horas em superfícies e objetos, porém quem trabalha em um escritório por exemplo, sabe bem como em alguns minutos muitas pessoas podem se contaminar e espalhar o vírus rapidamente.

Sintomas do Coronavírus

  • Febre
  • Cansaço
  • Tosse seca
  • Dores
  • Congestão nasal
  • Corrimento nasal
  • Dor de Garganta
  • Diarreia

Devido a seus sintomas muito parecidos com uma gripe comum, sua disseminação pode ser ainda maior, pois as pessoas contaminadas acreditam que em pouco tempo ficarão boas e continuam com suas rotinas de trabalho sem procurar por um médico, dificultando o isolamento do vírus.

A contaminação se dá por gotículas respiratórias, em aproximadamente 2m de distância, com alguém com sintomas ou contato direto com as secreções sem proteção.

É importante procurar um médico caso identifique os sintomas ou tenha tido contato com pessoas que vieram da China, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul e do Norte, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França. Irã, Itália, Japão, Tailândia, Vietnã e Cingapura.

Por haver uma concentração de pessoas, o local de trabalho deve ter cuidados extras, e a limpeza deve ocorrer com responsabilidade e MAIOR frequência, para evitar que o vírus se espalhe. Higienizar adequadamente os locais e superfícies de trabalho, como mesas, aparelhos telefônicos, teclados, mouses, controles remotos e maçanetas é primordial para diminuir os riscos de contaminação.

Os procedimentos de limpeza profissional devem ser reforçados para evitar a proliferação dos casos de coronavírus.

Escrito por

Jan-Pro Cleaning Systems

Ver perfil
Deixe seu comentário

últimos artigos sobre limpeza profissional