Ar condicionado em ônibus: limpeza é questão de segurança pública

Sem uma higienização adequada, o ar condicionado do ônibus pode proliferar vírus, bactérias, ácaros e fungos. Especialistas recomendam limpeza mensal no filtro.

11 FEV 2013 · Leitura: min.
Ar condicionado em ônibus: limpeza é questão de segurança pública

Ambientes públicos fechados como os ônibus são propícios para a disseminação de doenças respiratórias. O quadro é corroborado pelos médicos e torna-se mais preocupante com a presença de sistema de ar condicionado. Isso porque o equipamento conta com um filtro de ar que, se não for higienizado corretamente, pode transformar-se em um difusor potencial de ácaros e bactérias.

E como setor de limpeza profissional é muito mais complexo que meros tratamentos e polimentos de pisos, faxinas eventuais e lavagem de fachadas, sua empresa pode expandir e diversificar áreas de atuação justamente com a limpeza desse tipo de equipamento, tanto em propriedades particulares e empresas como em ônibus.

Quando falamos de ônibus urbanos e interurbanos, especialistas em ar condicionado recomendam que o filtro de ar seja limpo mensalmente. Além disso, o sistema completo deve ser totalmente higienizado ao menos uma vez por ano.

A limpeza do filtro é recomendada pelo fato de o ar que circula pelo interior do veículo passar primeiro pelo filtro do ar condicionado. Sem uma higienização adequada, ele pode proliferar vírus, bactérias, ácaros e fungos, agentes causadores de infecções respiratórias e de doenças como rinite, bronquite, gripe, pneumonia e meningite.

Os casos respiratórios são os mais frequentes. Para garantir um serviço eficiente e a satisfação dos clientes, é preciso que sua empresa invista em dois pilares: formação técnica e produtos e/ou equipamentos eficientes. Dessa forma, você terá toda a informação necessária para orientar os contratantes, esclarecer dúvidas e atuar, sempre que necessário, em demandas de pós-venda.

Atualmente, há várias associações profissionais disponíveis para oferecer cursos de atualização na área, além de parcerias e projetos de cooperação técnica. Inclusive há uma normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determina os padrões referenciais de qualidade do ar. Informe-se antes de planejar os detalhes de uma ampliação no catálogo da empresa. É fundamental para tomar uma decisão acertada e com sucesso.

Se você deseja ler a íntegra da normativa da Anvisa, clique aqui.

Limpeza
Linkedin
Escrito por

Limpeza.com

Deixe seu comentário
5 Comentários
  • Antonio Guedes

    Olá amigos, Bom Dia! Essa recomendação de limpeza de filtro mensalmente e do sistema completo anual tem alguma explicação técnica ou regulamentar para tais prazos? Ou é apenas uma sugestão dos especialistas mesmo?

  • Equipe Limpeza.com

    Olá Tadeu, consiga respostas mais rápidas publicando sua dúvida na seção "Perguntas". Att. Equipe Limpeza.com

  • Tadeu Vieira

    Gostaria de saber nomes de empresas que realizam manutenção no ar condicionado.

  • Equipe Limpeza.com

    Olá Renner, para ter uma resposta mais rápida, entre em contato com as empresas especializadas clicando em "Empresas". Os resultados podem ser filtrados por localidade. Att. Equipe Limpeza.com

  • Renner

    Gostaria de um orçamento para hoje, tenho um ônibus de viagem com ar condicionado no teto, quero fazer higienização, troca de filtro e manutenção básica. Pode passar um valor aproximado?

últimos artigos sobre limpeza profissional