Limpeza e desinfecção de áreas de trabalho
Artigo revisado pelo Comitê
Muitas pessoas passam a maior parte do seu dia no trabalho, sujeitas a doenças que podem estar diretamente relacionadas ao entorno laboral, como alergias, infecções e contaminações.
Assim como a limpeza de nossas casas, a limpeza e a desinfecção do local de trabalho devem ser feitas periodicamente. Não apenas para a conservação do patrimônio e para a estética do ambiente, mas principalmente para zelar pela saúde dos funcionários. É uma medida extremamente importante para combater a proliferação de micro-organismos que estão no ar e em superfícies, invisíveis aos nossos olhos.
Cada ambiente exige uma técnica e produtos diferenciados para que seja totalmente efetiva. Por exemplo, o que é utilizado para limpeza de salas comerciais não será adequado para a higienização industrial. Além dos equipamentos apropriados, é fundamental contar com uma equipe treinada e especializada em cada situação, pois os serviços variam desde a realização de uma limpeza leve até desinfecções.
Cada ambiente exige ainda uma periodicidade distinta para os serviços de acordo com o grau de sujidade e a sazonalidade das atividades laborais. Vale lembrar que as limpezas e higienizações devem ser feitas não apenas de forma corretiva, mas também preventiva.
Para uma efetiva higienização, primeiramente deve ser realizada a limpeza profunda no local, eliminando todo o tipo de sujeira. Somente após isso é que pode ser feira a desinfecção, com o ambiente já devidamente limpo. É importante que o processo seja feito em etapas, pois a sujeira pode trazer novos micro-organismos e nem sempre os produtos destinados à limpeza são também indicados para a desinfecção.
Na hora da limpeza, deve-se levar em conta não apenas os pisos, mesas e bancadas, mas também outras superfícies com grande poder de disseminação de bactérias, vírus e ácaros, como maçanetas, telefones, computadores, máquinas, estofados, carpetes, etc. Não podemos esquecer que nossas mãos também facilitam a propagação de micro-organismos, assim que objetos e equipamentos precisam ser corretamente desinfetados.
Existe no mercado uma ampla gama de produtos para higienização e desinfecção. O importante é se atentar para a aquisição daqueles que são certificados pela Anvisa. Os produtos utilizados variam de acordo com o setor a ser trabalhado (indústria, fábrica, escritório, hospital, etc.) e com o tipo de superfície a ser tratada. Para a desinfecção em geral, os mais utilizados são os alcoóis etílico e o isopropílico e os desinfetantes à base de cloro.
O inverno é uma época do ano propícia para a proliferação de ácaros, já que os ambientes tendem a ficar com as janelas fechadas por mais tempo. Confira algumas dicas de higienização para controlar a infestação de ácaros:
- evite varrer superfícies a seco, já que esse processo contribui para a dispersão de micro-organismos. Em caso de carpetes, utilize aspiradores com filtros adequados
- evite o uso de espanadores. Com eles os ácaros apenas são espalhados, ficam dispersos no ar e caem novamente. Utilize flanelas com produtos específicos para cada tipo de superfície
- diminua a umidade do ambiente com desumidificadores, já que os ácaros normalmente se proliferam em locais úmidos
Para que a sua empresa possa oferecer um serviço eficiente de higienização e desinfecção de ambientes, é fundamental investir em treinamento de pessoal e em equipamentos específicos para atender as demandas. Você pode ainda se especializar em apenas um tipo de serviço, como por exemplo, somente em higienização industrial, ou apenas em desinfecção hospitalar. Assim, você conseguirá atender seu cliente de maneira mais eficaz, direcionando o seu foco de atuação.
Eu,Delfina Bonfim Carvalho,de 33 de idade de boa rebustez fisica. Tenho depunibilidade total e emidiata para a vaga anunciada,pelo que fico aguardar o vosso contacto. Delfina Bonfim Carvalho