Setor de limpeza profissional crescerá 7% em 2013

O faturamento do mercado de limpeza profissional no Brasil deve aumentar 7%. De acordo com a Abralimp, o incremento coincide com um momento de ampliação no setor de construção civil.

10 JUN 2013 · Leitura: min.
Setor de limpeza profissional crescerá 7% em 2013

Até o final desde ano, o faturamento do mercado de limpeza profissional no Brasil deve sofrer um incremento da ordem dos 7%. Ao menos essa é a expectativa da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) para o segmento formado por fabricantes, lojistas e distribuidores de produtos químicos, equipamentos, acessórios e descartáveis, além, evidentemente, das empresas prestadoras.

A postura positiva da Abralimp coincide com um momento de ampliação no setor de construção civil, com a abertura de novas redes de hotéis, escolas, supermercados, shoppings centers e outros estabelecimentos comerciais. De acordo com a diretoria da associação, cada obra inaugurada configura-se como um potencial novo ambiente de limpeza.

Ainda conforme a Abralimp, pesquisas recentes sustentam a previsão de aquecimento do setor. Cerca de 50% das empresas privadas já optaram pela terceirização do serviço de limpeza, restando uma grande parte desse universo para ser explorada.

Franquias e possibilidades de negócio

Como era esperado pelos especialistas, a contratação e jornada das empregadas domésticas começou a sofrer uma redução significativa, consequência direta da aprovação da PEC das domésticas. Como a tendência é que cada vez mais pessoas optem por profissionais temporários (por dia e até por hora), surge aí uma fatia de mercado interessante para o setor de limpeza profissional, as franquias.

Atualmente, há redes que possibilitam a abertura de novas unidades com investimentos iniciais que variam entre R$ 30 mil e R$ 50 mil. O modelo de negócio seria o recrutamento e seleção de mão de obra especializada para diferentes áreas, da limpeza propriamente dita até cuidadores de idosos, porteiros e garçons. Tudo vinculado a um banco de dados, administrado pela franquia.  

A formação de novos trabalhadores é fundamental, principalmente considerando os números nacionais de profissionais de limpeza x população geral. Os sete milhões de trabalhadores domésticos registrados atualmente não são suficientes para atender os mais de 50 milhões de residências. Se você sempre desejou formalizar seu negócio, pode ser o momento adequado. Pese as possibilidades e não deixe de buscar assessoramento especializado.

Limpeza
Linkedin
Escrito por

Limpeza.com

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre atualidades sobre limpeza