Hidrojateameto ou desentupidores comuns. Qual a solução?
Artigo revisado pelo Comitê
Entupimento é um problema comum. Falta de manutenção, projetos mal feitos e principalmente jogar lixo nas pias, ralos e vasos sanitários causam este problema. O resultado?Escoamento lento ou
Entupimento é um problema comum. Falta de manutenção, projetos mal feitos e principalmente jogar lixo nas pias, ralos e vasos sanitários causam este problema. O resultado?Escoamento lento ou até mesmo paralisado e mau cheiro. Entupimentos atrapalham a rotina de residências e comércios. A vida não pode parar por causa de um entupimento, não é? Para resolver, primeiro você tenta usar um desentupidor. O objeto precisa cobrir a entrada da pia, vaso sanitário e ralo. Você tem que fechar o registro antes e seu manuseio é fácil usar, mas tem alguns truques, veja quais são:
Na pia
- Coloque uma rolha no buraco sobre o ralo;
- Jogue água quente;
- Posicione o desentupidor no ralo pressionando levemente;
- Movimente para cima e para baixo por 20 segundos;
- Puxe para cima, caso continuar entupido, coloque um pouco mais de água e repita o processo;
- Quando a água tiver descido, abra o registro, deixe escorrer um pouco de água e aumente até a vazão tiver normal;
No vaso sanitário
- A bacia precisa ter água até a metade, do contrário, coloque água quente para completar;
- Posicione o desentupidor de maneira a cobrir o vaso. Caso o desentupidor não ficar sob a água, coloque mais um pouco de água quente;
- Empurre para baixo, pressione, puxe para cima e para baixo por 20 segundos e rapidamente puxe para cima;
- Caso o nível da água diminuiu um pouco, coloque mais água e repita;
- Caso o nível ter baixado por completo, acione a descarga;
- Caso a água não tenha escoado, faça o procedimento por mais três vezes.
No ralo
- Posicione o desentupidor sobre o ralo. Abra a torneira para ter água suficiente para encobrir a borracha do desentupidor;
- Faça força para baixo para sugar a sujeira. Segure o desentupidor pelo ralo e puxe;
- Repita o procedimento se o escoamento continuar lento. Não coloque muita força dessa vez para não agravar o problema.
Desentupidor de fio
Também conhecido como tufão, esse desentupidor é um fio de metal comprido com curvatura de até 90º. Sua utilização é semelhante ao desentupidor comum, veja só:
- Empurre a ponta até achar o que impede a passagem da água;
- Gire o cabo no sentido horário com o cabo da manivela presa no tubo. Deixe um vão de no máximo 15 centímetros entre a manivela e o tubo.
- Remova o tufão e higienize a mola.
O desentupidor manual é a primeira medida, o tufão já é mais elaborado. Depois de usar os dois modelos, você apela para soluções caseiras: água sanitária, água quente com detergente, vedação com jornal e sacos de lixo e gasta várias garrafas de Coca-Cola, passa dias tentando, mas o problema continua…
Hidrojateamento
Nem sempre as soluções caseiras dão certo. As desentupidoras empregam técnicas potentes que solucionam o problema rapidamente. Dentre os vários métodos, o hidrojateamento é o mais usado. O procedimento é feito com uma bomba de alta pressão ou vazão acoplada a um caminhão. Esse sistema libera de 200 a 260 litros de água por minuto e desentope tubulações de até 8 polegadas. A pressão da água, feita com bicos rotativos suga a sujeira e transfere para o caminhão.
O hidrojateamento pode ser usado para limpeza de fachadas, em residências, comércios, indústrias alimentícias, têxteis, químicas, petroquímicas e frigoríficos, sendo o preferido por ser barato e não precisar pisos e azulejos. Nas indústrias, as bombas de ultra-pressão limpam misturadores, condensadores, dutos, reatores, torres de resfriamento e caldeiras.
O método também é empregado na limpeza de fossas, nesse caso, a sujeira é sugada por um anel líquido presente nas bombas. Para limpeza de colunas e coletoras de esgoto, as desentupidoras utilizam um caminhão compacto conjugado, veículo adequado para entrar em garagens e subsolos de prédios.
Hidrojateamento x desentupidores comuns?
O hidrojateamento sai na frente por desobstruir tubulações profundas e complexas. Essa técnica é de grande valia em entupimentos ocorridos em construções até os anos 80, período onde os imóveis tinham encanamento de cobre.
Por ser um sistema de pressão, o hidrojateamento desgruda a sujeira no ato e as bombas enviam os detritos imediatamente para o caminhão. Além de desentupir, o método também limpa o encanamento.
Os desentupidores manuais podem estragar vasos sanitários, ralos e pias. As sondas desentupidoras de aço usadas pelas empresas apenas abrem um buraco na sujeira, com o tempo essa perfuração fecha devido ao aumento da sujeira.
A versatilidade do hidrojateamento faz dele a melhor técnica para desentupimentos. O serviço não custa caro, o problema é resolvido no ato, sem a necessidade de quebrar piso e azulejos, o que não interfere na rotina de residências, comércios e indústrias.
Em casos de entupimento, contrate uma empresa especializada e opte pelo hidrojateamento. A eficácia e rapidez do procedimento evita gastos e a perda de tempo e dinheiro com sucessivas contratações.