Alpinismo na área urbana
Artigo revisado pelo Comitê
Limpeza e manutenção de fachadas precisa ser periódica, tendo em vista a segurança das pessoas que trafegam no local. seja comercial, residencial ou industrial o alpinismo é indispensável...
O alpinismo industrial ou acesso por cordas, se destaca no ramo de trabalho em altura, devido a praticidade para montar o acesso, agilidade para execução do serviço e principalmente custo/benefício pois, reduz custos e tempo com montagens ou alugueis de estruturas. seja locais comerciais, condominiais, industriais.
As manutenções e serviços em altura devem ser feitos periodicamente, para manter a vida util das estruturas e evitar prejuízos maiores no futuro.
Antes de contratar precisamos compreender que o rapel é uma pratica esportiva de descida rápida em uma corda apenas, geralmente não pode ser utilizada essa técnica para execução de serviços em altura;
Cadeirinhas, andaimes e balancinhos são equipamentos de cordas ou cabos de aço(eletricos ou manuais) e os executantes devem ter certificação NR 35(trabalho em altura)* e ASO(atestado de saude ocupacional para trabalho em altura) para estar em acordo com as normas;
O acesso por cordas(NBR 14575) é uma extensão da NR 35 que capacita o trabalhor em altura para executar serviços onde as caideirinhas, andaimes e os balancinhos convencionais não têm acesso, tornando indispensável esse tipo de profissional. O trabalhador passa por um treinamento de uma semana, fazendo manobras diversas e passa por uma avaliação teórica e uma prática, utilizando acesso por duas cordas ancoradas em pontos distintos(sendo a segunda acionada em caso de problemas com a primeira), aprende nós, utiliza cinto paraquedista e equipamentos de ascensão(subir), descensão(descer) e "insdispensáveis" equipamentos de segurança individual(capacete etc.), o alpinista aprende técnicas de movimentação, e tem que fazer um resgates de um boneco, conforme for necessário, para concluir o curso e ser certificado em técnico em acesso por cordas e apto para a execução de serviços em altura por cordas, seja diagonal, vertical, horizontal, resgatista, espaço confinado ou negativo etc.
Atualmente existem no Brasil 3 organismos certificadores e poucos centros de treinamentos pelo brasil(o mais proximo em formosa), que podem certificar estes profissionais, o alpinista pode ser certificado IRATA, ANEAC ou ABENDI. Cada uma tem niveis I, II e III de qualificação, sendo necessária experiência comprovada para passar para o próximo nível, e muita disposição pois cada nivel a dificuldade e responsabilidade aumenta.
Apesar do curso de acesso por cordas, é indispensável a certificação NR 35, atente para detalhes como seguro de vida, atestado de saude, contrato de prestação de serviços e principalmente as condições dos equipamentos de trabalho dos prestadores de serviços.
É importante ressaltar que os equipamentos utilizados por alpinistas são caros e as certificações também, devendo ser reciclada a cada três anos e que o curso só capacita em acessar o local dos serviços, a mão de obra por exemplo como pinturas, limpezas, destreza, agilidade, manuseio de ferramentas também são diferenciais para estes profissionais apesar de não haver uma categoria especifica para estes profissionais em carteira!