Como organizar seu closet
Artigo revisado pelo Comitê
Organizar o closet corretamente não é uma tarefa simples, mas que facilita muito na hora de escolher a roupa no dia a dia. Veja como você pode ter um armário impecável com as nossas dicas!
Ter o closet bem organizado é importante, não só por uma questão de estética, mas também por funcionalidade. Com a organização é possível acabar com problemas de espaço, dificuldade em encontrar roupas e, até mesmo, de não usar peças que ficam escondidas no fundo da gaveta.
Arrumar o guarda-roupa não significa somente dobrar ou pendurar todas as peças. A tarefa é mais complexa que isso, mas vale a pena quando se nota a praticidade que se ganha no dia a dia. A ideia é combinar funcionalidade e beleza, com algumas dicas que vamos apresentar a seguir. Confira!
Se possível, tudo pendurado
Guardar as roupas penduradas, uma a uma, em cabides é o melhor jeito de ter tudo sempre à vista. Escolha cabides mais finos com estrutura antiderrapante, assim se economiza espaço e as peças ficam intactas. No caso das blusinhas, camisas e camisetas, separe por cor e tipos: manga comprida, manga curta e sem mangas. As blusinhas de alcinha podem ser penduradas em ganchos, colocados no próprio cabideiro, com isso, libera ainda mais espaço no guarda-roupa.
As calças também devem ser penduradas, separadas por cor e estilo: social, jeans, etc. Os casacos e vestidos também podem ser separados: longos e curtos, isso facilita a visualização das peças. Para as saias e os shorts, use cabides com presilhas. Respeite a altura do cabideiro para que as roupas não arrastem no fundo do armário e se amassem.
Roupas dobradas
Se não cabe tudo no cabideiro, dobre algumas peças, dando preferências às calças e blusas de lã. Aproveite bem o tamanho da prateleira, mas não faça montes de roupas muito altos, para que não desabem na hora de retirar uma peça. Para ficar melhor esteticamente, dobre as roupas seguindo o mesmo tamanho. Fica mais fácil usando um molde de papelão ou uma revista. Organize as peças também por cores.
Pijamas e lingeries
O indicado é guardar essas peças nas gavetas. Os pijamas podem ser guardados dobrados, formando conjuntos: blusa com calça e blusinha com shorts, assim fica mais fácil na hora de encontrar os pares. As lingeries ficam melhor organizadas em módulos, estilo colmeia, que são adaptados para as gavetas. Se tiver alguma peça muito delicada, o ideal é guardá-la em em um saquinho de TNT e, então, na colmeia.
Bolsas e sapatos
As bolsas podem ser guardadas na parte mais alta do armário, mas que fiquem acessíveis. Para que as bolsas não se dobrem e acabem estragando, faça um recheio, colocando papel amassado dentro de um saquinho de TNT. Daí é só colocá-lo na bolsa e retirá-lo quando for usar a peça.
O ideal é guardar os sapatos em uma sapateira, para que fiquem separados das roupas. Organize-os por estilo e não se esqueça de limpar as solas sempre antes de guardá-los. Para as botas de cano alto, use a mesma tática do recheio, assim elas não dobrarão. Também é possível montar o seu próprio organizer, cortando a parte de cima de garrafas pet. É uma ótima maneira para guardar de forma organizada sapatilhas e chinelos, sempre aos pares.
Organize conforme a estação
Para quem realmente tem muita roupa e que um closet não é suficiente, a ideia é manter no armário apenas as roupas da estação e o restante guardar em malas de viagem. Outra dica é aproveitar as partes mais altas do armário, guardando as roupas que não serão usadas na temporada em sacos de TNT com visor transparente.
Para manter o closet organizado, faça manutenções periódicas, reciclando roupas que você já não usa. Também tenha o hábito de guardar imediatamente as roupas no seu devido lugar. É uma tarefa chata, mas que toma menos tempo que organizar todo o guarda-roupa novamente.
Sabia que há profissionais especializados em organização de closet? Clique aqui e encontre um personal organizer na sua cidade!
Fotos: Limpeza.com