3 dicas para cuidar da limpeza do tapete
Artigo revisado pelo Comitê
Em grande parte dos casos, a limpeza do tapete pode ser feita em casa, com o uso de produtos genéricos. Veja a seguir algumas dicas sobre como proceder em cada situação.
Os tapetes, além de deixarem os ambientes mais aconchegantes, também são responsáveis por dar um ar de requinte e beleza. Não à toa, estão cada vez mais ocupando outros espaços da casa.
Porém, é fundamental manter o tapete limpo e bem cuidado por diversas questões, como: durabilidade, aparência e doenças. Cabe destacar que o acúmulo de sujeira, além de interferir de maneira negativa em termos visuais, ainda pode contribuir para o aumento de alergias respiratórias.
O lado positivo é que a limpeza do tapete nem sempre requer muito esforço. Na maioria das vezes, aliás, pode ser feita em casa e de maneira simples. No entanto, isso depende muito do tipo do material. A seguir veja três dicas para cuidar a limpeza do tapete.
1) Tirar manchas do tapete
Existem diversas soluções econômicas e eficientes para realizar a limpeza do tapete. A mistura de água, vinagre e detergente neutro é eficiente para a eliminação de manchas impregnadas. Após aplicada, é necessário deixar agir por alguns minutos e fazer a limpeza com um pano seco.
O mesmo ocorre com a mistura de bicarbonato de sódio e água oxigenada (10 volumes), que ajuda na eliminação de manchas de comida e de bebida recentes. Aplique sobre a mancha, aguarde uns minutos e retire o excesso com a ajuda de papel toalha, mas sem esfregar.
2) Lavagem a seco em casa
Lavar o tapete com água é uma tarefa difícil, principalmente quando suas medidas são grandes. Além de ser de difícil manuseio, ainda exige um espaço adequado para a secagem. Porém, a limpeza pode ser feita a seco e com facilidade. Para isso, basta misturar, em proporções iguais, o bicarbonato de sódio e amigo de milho,e aplicar em toda a extensão.
A combinação entre os dois produtos ajuda a sugar a sujeira, a qual deve ser retirada posteriormente com o auxílio do aspirador de pó.Se a ideia é deixar o tapete com um cheiro agradável, basta acrescentar folhas secas perfumadas.
3) Proteção extra para o tapete
Há muita gente que prefere lavar tapetes pequenos na máquina por causa da facilidade e garantia de limpeza. Entretanto, alguns são compostos por fibras delicados, que podem ser danificadas durante o processo.
Desse modo, o mais indicado é colocar o tapete dentro de um saco de malha ou fronha de algodão. Isso protege o tapete do excesso de atrito provocado pela máquina de lavar.
Cuidado! Tapetes não são todos iguais
Existem alguns truques que ajudam muito na limpeza caseira do tapete. No entanto, é preciso ter muito cuidado, já que alguns modelos não suportam uma ação agressiva, principalmente os que são de pelo alto. A higienização errada pode significar danos irreparáveis.
Em situações assim, o mais indicado é entrar em contato com uma empresa especializada em limpeza de tapete. Além de utilizarem equipamentos de tecnologia adequada, os profissionais também fazem uso de produtos específicos, que ajudam a tratar o tapete.
Outra vantagem é o serviço de delivery oferecido por muitas empresas, que recolhem o tapete em casa e o devolvem limpo. Isso, além de ser prático, também pode significar uma grande economia de tempo.
Fotos: por Limpeza.com