Entenda como cuidar do granito preto

O granito é um material capaz de valorizar o acabamento de qualquer construção, seja como usado como piso ou em detalhes do imóvel. Mas, se é de cor escura, demandará cuidados especiais.

10 JUN 2016 · Leitura: min.
Entenda como cuidar do granito preto

O granito é um dos materiais mais usados em acabamento e revestimento. De acordo com o tipo de construção, pode ser encontrado em pisos, bancadas da cozinha, ambientes exteriores, mesas, cubas de banheiros, dentre outras possibilidades.

Há granito de diversas cores e, apesar de os cuidados gerais com a limpeza e manutenção da superfície serem os mesmos, há casos que demandam um cuidado especial, como pode ser o do granito preto. Quem tem um revestimento assim, poderá sofrer com manchas, perda de intensidade da cor e/ou do brilho.

Veja neste artigo os procedimentos para ficar livre de um problema assim, dicas de especialistas para fazer você mesmo a manutenção, além dos riscos de usar produtos químicos de forma indiscriminada.

Granito preto desbotado

O atrito que o uso do granito provoca é uma das causas mais habituais de que o revestimento ou peça fique desgastado e esbranquiçado. Isso pode passar em todos os granitos de cores escuras, especialmente o preto.

Acontece porque ataca o polimento do material, especialmente se foi usado impermeabilizante ou cera para chegar ao resultado final da peça. Há ainda os efeitos da oleosidade que vai se acumulando no granito, além do impacto do uso de detergentes e produtos multiusos.

De acordo com os especialistas, se as alterações no aspecto do granito preto são recentes e não profundas, é possível resolver o problema recorrendo a produtos especializados. Fabricantes como a Pisoclean, Renko e Bellinzoni possuem uma linha de restauradores de brilho especialmente pensada para esta situação.

A aplicação do produto deve ser feita segundo as orientações de cada fabricante.

Manchas brancas no granito preto

O problema se agrava quando se trata de manchas brancas, que podem ser indício do contato de substâncias corrosivas com o granito preto. Cada caso tem sua particularidade, porque a pedra é polida, mas também é porosa.

Assim como acontece com as tintas, que demandam removedores específicos segundo o tipo e a superfície onde está, as manchas no granito deverão ser tratadas considerando o que as causas e o nível de incrustação.

A equipe da Conecta Soluções lembra que, se a mancha é superficial, o uso de saponáceo pode proporcionar bons resultados, já que se trata de um produto com baixo pH, que não prejudicará as características da pedra.

Se a solução caseira não é suficiente, vale a pena apostar na avaliação de um profissional especializado em limpeza de granito. Em casos mais extremos, o polimento da superfície pode ser a única solução.

"Por ser tratar de mineral, não se limpa tão facilmente e corre o risco de alguns produtos milagrosos prejudicarem ainda mais, aumentando as manchas que já penetraram. Melhor chamar uma empresa especializada em polimento", resume a equipe da Lavar Service.

Foto: por Limpeza.com

Limpeza
Linkedin
Escrito por

Limpeza.com

Deixe seu comentário
6 Comentários
  • Veronica Jesus

    Comprei a pedra são Gabriel e veio uma parte meio esbranquiçado um ponto maior q as demais o q fazer?

  • Fernando Pereira

    Tenho uma bancada com granito São Gabriel, precisei lixar, agora não ficou 100% de fábrica em questão do brilho, como faço para chegar o brilho de fabricação?

  • Roberto Cardoso

    A pedra é granito preto são gabriel. Foi polida mas está um.pouco mais clara. O que devo fazer ?

  • Magela cabral

    Passei cera automotiva e resolveu o problema

  • Vicenta Borba

    Posso usar óleo de peroba no granito preto?

  • Mirian Fatima Tome

    Quero contratar para limpar a minha bancada da pia, que é preta. Moro em Belo Horizonte-MG

últimos artigos sobre dicas de limpeza