Como limpar a casa para a chegada do bebê
Artigo revisado pelo Comitê
A limpeza da casa é importante para manter a boa saúde de toda a família, mas alguns cuidados devem ser redobrados especialmente quando se têm um novo bebê a caminho.
Deixar a casa sempre limpa é fundamental, não só por organização e estética, mas também por uma questão de saúde. E a chegada de um bebê torna essa limpeza ainda mais importante.
É preciso ter atenção aos pequenos detalhes, pois os bebês não têm a mesma imunidade que os adultos. Eles estão mais sujeitos às doenças que um ambiente que não esteja tão limpo pode trazer. Mas quais são os cuidados que devem ser tomados para deixar a casa realmente limpa e manter o seu bebê longe de doenças? Confira a seguir dicas que vão trazer mais tranquilidade para você curtir a chegada do seu pequeno.
1) Antes de iniciar a limpeza
Antes de sair limpando tudo, você deve tirar o bebê do cômodo que estiver sendo limpo. Principalmente quando estiver utilizando algum produto químico. Os bebês são mais sensíveis e, por isso, não devem ser expostos ao cheiro forte dos produtos.
É importante deixar as janelas e portas abertas para ventilar bem o ambiente enquanto estiver limpando, até que este esteja completamente limpo e seco. Assim se evita a contaminação do ar e o aparecimento de mofo causado pela umidade. Lembre-se de que as alergias respiratórias são muito comuns em crianças, o que pede um cuidado redobrado. Mesmo que não esteja limpando a casa, deixe o ar circular sempre que possível.
2) Comece pela organização
O primeiro passo, quando o assunto é ter uma casa limpa e arrumada para um bebê, começa pela organização. Não adianta ter uma casa higienizada, mas cheia de perigos para a criança. Devem ser verificados todos os objetos que podem causar algum acidente para a criança.
Peças pequenas ou que podem machucar devem ser retiradas e muito bem guardadas, ou então deixados longe do alcance. Tenha um cuidado especial no quarto onde o seu bebê dormirá e também passará a maior parte do tempo.
3) Escolha dos produtos
É fundamental que você tenha atenção ao escolher os produtos para fazer a limpeza. Não utilize produtos com cheiro muito forte, com muitos componentes químicos ou em grandes quantidades. Prefira os produtos mais neutros, diluídos em água. Você pode até mesmo utilizar somente um pano umedecido com água, sempre que for suficiente para a limpeza, ou vinagre.
Lembre-se que o cheiro forte de um determinado produto químico não significa que o mesmo seja o mais eficiente na limpeza, nem que vai eliminar uma quantidade maior de bactérias. Procure sempre que possível os produtos com certificação verde.
Evite os desinfetantes perfumados, detergentes alcalinos, removedores, aromatizantes de ar e principalmente produtos sem procedência de fabricação. Também não misture os produtos, pois a reação química pode liberar ainda mais toxinas no ar, sendo extremamente prejudicial para o bebê.
4) Utilize o aspirador de pó
Não utilize vassoura para a limpeza do chão, pois ela vai espalhar a poeira para o ar, ao invés de retirá-la. Prefira o aspirador, que também pode ser usado na higienização de poltronas, sofás, cortinas e almofadas, eliminando poeira, ácaros, fungos e bactérias.
5) Desinfete tudo que puder
Quando falamos em limpeza, logo pensamos em retirar a poeira das cortinas, estofados e móveis e em deixar o chão brilhando. Mas, além disso, é importante dar uma atenção especial em desinfetar tudo o que estiver ao alcance do bebê.
Tome cuidado para escolher os produtos adequados para esta função, pois alguns são somente saneantes, ou seja, somente reduzem as bactérias. A função do desinfetante é eliminar de vez o problema. Mesmo assim, você precisa limpar periodicamente os itens.
6) Lave a roupa de cama
Troque a roupa de cama, como fronhas e lençóis, no mínimo a cada semana. Tenha também o cuidado de lavar com frequência as colchas, almofadas, protetor de berço e tudo o que estiver em contato com o bebê na hora de dormir.
7) Faça uma limpeza periódica
Os mordedores e objetos que o bebê brinca todos os dias devem ser higienizados diariamente. No entanto, alguns itens podem contar com uma limpeza periódica.
O protetor de berço, as cortinas, os tapetes e os bichos de pelúcia decorativos podem ser lavados quinzenalmente. Já os brinquedos de que o bebê tem contato com mais frequência, devem ser lavados semanalmente.
Se você prefere deixar a limpeza da sua casa nas mãos de profissionais, clique aqui e encontre uma empresa especializada na sua cidade.
Fotos: Limpeza.com