Muro pichado: como se livrar deste problema?
Artigo revisado pelo Comitê
O que fazer quando picham o seu muro? Existe solução para este problema? Veja a seguir as principais opções para remoção de pichação e o que fazer com o seu caso.
Ninguém gosta de ver o muro de casa pichado, verdade? Especialmente se ele foi pintado recentemente, num esforço para valorizar o imóvel. Gasta-se dinheiro com a pintura, vem um desconhecido e deixa aí sua marca, invadindo seu espaço e sua propriedade.
A parte positiva é que o problema, na maioria das vezes, tem solução, bem mais em conta do que uma nova pintura ou troca do revestimento. Há empresas especializadas em remoção de pichação e o custo do serviço dependerá de fatores como: tipo de superfície, tamanho da pichação e técnica utilizada.
Lavagem a pressão
Uma das técnicas mais utilizadas pelas empresas especializadas é a lavagem a pressão, que alia água e agentes químicos específicos (na maioria dos casos, solventes) para fazer a limpeza da superfície. Dependendo da situação, algumas empresas preferem utilizar areia no lugar de produtos químicos para fazer a lavagem a pressão, optando especialmente pela areia de sílica.
O método de lavagem a pressão pode ser eficaz em revestimentos de concreto, pedras naturais, azulejos ou pastilhas, mármores, granitos e outros, porém o resultado vai depender da porosidade da superfície e de essa ter sido impermeabilizada anteriormente (ou não).
Cuidado com o uso de solventes
Como a pichação é feita com spray, muitos têm o impulso de comprar um removedor de tinta para aplicar no muro ou fachada. Os especialistas alertam para os riscos de uma ação assim, sem a supervisão de um profissional da área.
O uso indevido de solventes pode danificar e comprometer a qualidade do revestimento, deixando um resultado ainda pior que a pichação. O cuidado deve ser redobrado se seu muro tem revestimento rústico ou poroso, pois esse tipo de superfície permite uma maior impregnação do spray da pichação.
Normalmente, é possível conseguir orientações sobre como remover a pichação do revestimento com o próprio fabricante. Esse deve ser o caminho a seguir caso você não queira contratar uma empresa especializada, sendo altamente recomendável evitar o uso de receitas caseiras e a aplicação de solventes.
Paredes internas e externas
Dependendo da extensão da pichação e do tipo da tinta (tanto do spray como da parede) é possível fazer a remoção lixando a área afetada ou passando uma escova de aço. Nesse caso, seria preciso pintar novamente o local da pichação.
Para prevenir
Quem já foi vítima de vandalismo ou quem não quer ter problemas com a pichação dos muros ou fachada do imóvel, pode e deve investir em prevenção.
Atualmente, é possível encontrar no mercado tintas e vernizes antipichação. Com fórmulas químicas próprias, permitem remover pichação utilizando apenas água e sabão.
Há várias opções de cores e também uma versão transparente, o que possibilita sua aplicação em superfícies de madeira, pedras, tijolos, concreto, metais, etc.
Fotos (ordem de aparição): por nuclimeditorial, Paulo Rená e cássio abreu (Flickr)
Muro pichado: como se livrar deste problema? ja tentou marreta? uma pesquisa rapida no google e vc encontra firmas que realizam demolição