Como fazer a limpeza do carpete em 5 passos
Artigo revisado pelo Comitê
O carpete deve ser limpo periodicamente. Se você tem esse revestimento em casa, fique atendo a estas dicas e aprenda a limpar carpetes em apenas 5 passos.
Uma das superfícies da casa que devem ser limpas periodicamente é o carpete, justamente por acumular poeira e outros resíduos. Além do mais, sem uma higienização adequada, pode ser a moradia ideal para ácaros e bactérias, provocando alergias e outros incômodos.
Fique atento ao passo a passo de como limpar o carpete e deixá-lo livre de manchas e desgastes. Porque, além da limpeza, é preciso zelar pela conservação da superfície.
Passo 1
Você deve começar removendo os resíduos sólidos que se acumularam no carpete. Para isso, o melhor recurso é passar o aspirador de pó por toda a superfície, já que ele tem potência para retirar as sujeiras que se acumularam entre as fibras.
É muito importante que você não tenha pressa em concluir esta etapa, já que o aspirador necessita de tempo para conseguir sugar todos os resíduos. Quanto mais rápido passar o aspirador, menor a qualidade da limpeza feita pelo equipamento.
Se você não tiver aspirador de pó, pode optar por uma vassoura com cerdas suaves, para não danificar as fibras.
Passo 2
É hora de verificar se a superfície do carpete tem alguma mancha e tratar de removê-la. A maioria das manchas pode ser retirada com uma solução caseira de água e detergente líquido neutro, na proporção de 60 ml de detergente para cada litro de água.
Você pode usar um batedor de cozinha para deixar a mistura homogênea e criar espuma. Na hora de aplicar no carpete, use uma escova macia e faça movimentos circulares. Você deve remover o excesso da mistura com a ajuda de um pano limpo.
Passo 3
É hora de seguir com a higienização do carpete, para desinfetar a superfície e ficar livre de maus odores ou cheiro de umidade. Outro produto caseiro lhe ajudará nessa tarefa. O vinagre é neutralizante e desinfetante natural, ajudando a matar os germes nas fibras do carpete.
Deve ser diluído em água antes da aplicação, na proporção 1:2. Coloque a mistura num borrifador e espalhe por todo o carpete. Deixe secar completamente.
Passo 4
Agora que o seu carpete está limpo e devidamente desinfetado, você pode optar por dar um toque perfumado à superfície. Você pode comprar a essência da sua preferência ou fazer uma em casa, com uma infusão de ervas em água morna. É só aplicar com o borrifador e deixar secar.
Passo 5
Você precisa transformar a limpeza do carpete numa rotina e limpar derramamentos de forma imediata. Nisso, o papel toalha será seu grande aliado, para absorver o excesso e evitar que a mancha impregne as fibras do carpete.
E se a superfície do carpete não está uniforme e há manchas que não foram removidas com o passo 3, é preciso optar por uma limpeza profissional.
Fotos (ordem de aparição): por emilylt e Jeff Belmonte (Flickr)