Animalzinho em casa? Veja como cuidar do tapete
Artigo revisado pelo Comitê
Ter um animalzinho em casa é uma alegria, mas demanda cuidados especiais na hora de cuidar da higiene do ambiente, especialmente dos tapetes. Quer saber mais? Confira nossas dicas.
Ter um animalzinho em casa é sinônimo de alegria. Cães e gatos, por exemplo, são uma fonte inesgotável de carinho, cada um à sua maneira. Eles alegram o ambiente, fazem companhia, mas também demandam atenção.
Gastos com ração, veterinário, brinquedinhos, banhos e tosa são apenas uma parte da rotina de quem tem um pet em casa. Também é preciso estar atento à limpeza do ambiente, especialmente se há tapetes em casa.
Quer saber o passo a passo de como cuidar da higiene do tapete? Veja nossas dicas e facilite o seu dia a dia.
Pelos
Como os bichinhos de estimação mais comuns são cachorros e gatos, é impossível tê-los em casa ou no apartamento sem deixar pelos espalhados pelos quatro cantos. Para remover esse tipo de resíduo, o melhor aliado é o aspirador de pó, que deve ser passado pelo menos uma vez por semana.
Se você não tiver aspirador, deve comprar uma escova de cerdas macias, para poder remover o acúmulo de pelos no tapete ou carpete, sem danificar a superfície.
E uma dica importante: escovar periodicamente seu pet é uma forma eficaz de diminui a quantidade de pelos espalhados pela casa. Você deveria pensar em fazê-lo duas vezes por semana, de preferência no quintal, varanda ou área aberta.
Pulgas
Para combater as pulgas no animalzinho há shampoos, coleiras, sprays e outros métodos eficazes. Mas você já se perguntou o que acontece com as que ficam no tapete, por exemplo? Mais uma vez, o aspirador será o seu aliado. A aspiração deve ser feita em dias alternados, para ser capaz de eliminar pulgas adultas, larvas e ovos.
Mas atenção: é importante não reutilizar o saco de papel do aspirador. Você deve queimá-lo ou desfazer-se dele, colocando-o num saco plástico, fechando-o bem e jogando no lixo. Se seu aspirador não for de bolsa, a dica é borrifar inseticida dentro, antes do uso.
Mal cheiro
Principalmente se a casa ou o apartamento ficar horas fechado, é normal um ambiente com mal cheiro. Nas lojas especializadas, é possível encontrar desinfetantes específicos para ambientes com animaizinhos de estimação.
Mas há uma solução caseira para atacar a raiz deste problema, o uso de vinagre como desinfetante natural e neutralizador de odores. Ele pode ser aplicado em todas as superfícies, inclusive nos tapetes e carpetes. Ele deve ser diluído em água, na na proporção 1:2. Para aplicar no tapete, utilize um borrifador.
Urina
Se o animalzinho fizer xixi no tapete, é preciso atuar com rapidez para evitar o surgimento de manchas. O processo é simples:
- retire o excesso de urina com a ajuda de papel-toalha,
- aplique uma solução com vinagre, bicarbonato e álcool para eliminar o mal cheiro e possíveis manchas.
Para preparar a solução caseira, você necessitará de um litro de água, 1/2 copo de vinagre de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1/2 copo de álcool e 1 colher de sopa de amaciante. É só misturar todos os ingredientes e colocar num borrifador.
Fotos: por Limpeza.com