Quais os riscos de limpar estofados em casa?
Artigo revisado pelo Comitê
Se você resolveu fazer a limpeza do estofado sem a ajuda de uma empresa especializada, precisa saber que há riscos. Veja nossas dicas para conseguir bons resultados.
As tarefas de manutenção da limpeza de uma casa são inúmeras e há muita gente que prefere fazê-las por conta própria para economizar no orçamento ou simplesmente para controlar o nível de qualidade do início ao fim.
Remover poeira e limpar móveis não têm muito segredo, mas uma limpeza de estofados pode conter uma série de armadilhas. Se você resolveu fazê-la por conta própria, veja como evitar posturas que podem transformá-la em um acidente.
Aspirar toda semana
O acúmulo de pó em sofás, poltronas e demais estofados da casa é nocivo à saúde de todos. Por isso, toda limpeza de estofados deve começar por este ponto. O aspirador deve ser passado semanalmente.
Quem não tem o aparelho, pode utilizar uma escova de cerdas macias para remover pêlos e resíduos superficiais, além de um cabo de vassoura para "sacudir a poeira". Lembre-se de usar uma máscara para fazer esse processo, especialmente se você tem alergia a poeira.
De olho na etiqueta
Antes de começar a limpeza do seu estofado, você precisa verificar na etiqueta qual a técnica que deve ser utilizada para a manutenção do mesmo:
- Letra W - limpeza com água e produtos químicos específicos
- Letra P - limpeza a seco com técnica doméstica (panos de limpeza a seco vendidos em supermercados)
- Letra F - limpeza a seco profissional
- Letra O - lavagem com água fria
Manchas
O uso de um produto químico inadequado pode desbotar o tecido do estofado e deixar manchas irreparáveis. A orientação dos especialistas é evitar produtos que contenha cloro e nunca utilize sabão em pó para fazer a limpeza do sofá.
Na dúvida, prefira uma limpeza apenas com água e detergente líquido neutro. O vinagre branco também é um grande aliado neste tipo de limpeza, devendo ser diluído em água morna na proporção 1:4 e aplicado com um pano limpo.
Deteriorar tecido
Além das manchas, o uso de produtos fortes ou inadequados pode deteriorar o tecido do estofado e diminuir a durabilidade do mesmo. Para sofás de tecido ou veludo, a limpeza caseira pode ser feita com a solução de água e vinagre, deixando-o secar naturalmente.
Atenção especial a sofás ou poltronas de couro ou camurça. Neste caso, o melhor é utilizar somente pano úmido em solução de água e detergente neutro.
Foto (ordem de aparição): por ethanhickerson e lastnychero (Flickr)