Dicas valiosas para a limpeza do seu sofá
Artigo revisado pelo Comitê
Além de ser um móvel para descanso e relaxamento, o sofá é um dos artigos de decoração mais importantes de uma casa. Confira como mantê-lo em perfeitas condições de uso, por muito tempo.
Basicamente o que irá definir qual a técnica de limpeza apropriada para o seu sofá é o revestimento e o tipo de sujeira que se pretende retirar. Os tecidos utilizados na confecção de estofados variam do algodão ao couro, passando pelo suede, linho e camurça. Normalmente, os fabricantes já indicam na etiqueta qual o processo de lavagem e os produtos que podem ser aplicados nesses revestimentos. Se você encontrar a letra "P", quer dizer que deve ser realizada a limpeza a seco, com panos específicos vendidos no mercado especializadp.
A letra "F" recomenda a limpeza a seco profissional. Já a letra "W" indica a limpeza úmida e, finalmente, a letra "O" instrui uma lavagem com água fria. Se você quer que seu sofá esteja bonito por mais tempo, realize semanalmente uma manutenção básica para que não haja acúmulo de poeira e resíduos. Em geral, os revestimentos podem ser aspirados e limpos com uma escova de cerdas macias. A limpeza pode ser complementada ainda com um pano umedecido em uma solução de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco.
Isso ajuda também a eliminar odores do estofado. Os sofás de couro devem ser limpos apenas com um pano úmido em uma solução de água com sabão neutro. Para hidratar o couro e evitar rachaduras, poder ser aplicado silicone ou vaselina com um pano seco. A manutenção do tecido de camurça deve ser feita apenas com um pano úmido com água e sabão neutro e, depois de seco, escovar seguindo a direção dos fios do tecido.
Há certos tipos de sujeira que apenas o aspirador e o pano úmido não são capazes de remover. Com o tempo, o tecido adquire um aspecto encardido, demandando uma limpeza profunda, que serve também para eliminar ácaros e bactérias nocivos à saúde. Para não danificar a estrutura do seu estofado, esse tipo de limpeza deve ser realizada por empresas especializadas. Confira as duas técnicas mais utilizadas:
- Limpeza a seco: apesar do nome, a lavagem não é completamente seca. É aplicada uma solução que forma uma espuma densa e o revestimento é escovado, manualmente ou com a ajuda de equipamentos. Em seguida, toda a sujeira e a água são retiradas com um aspirador de alta pressão.
- Limpeza a vapor: para essa técnica é utilizado um equipamento especial onde é inserido água para a formação do vapor, juntamente com uma solução limpadora. Ao mesmo tempo em que a máquina dispara o vapor, ela aspira todo o resíduo, que resulta em uma água suja. O vapor amolece as fibras do tecido, facilitando a remoção da sujeira e, combinado com produtos específicos, elimina fungos e ácaros. Nesse sistema o sofá demora cerca de 24 horas para secar completamente, um tempo maior do que na limpeza a seco.
Por estar na área de lazer da casa, é comum que aconteçam alguns acidentes que resultam em manchas no sofá. Algumas delas são fáceis de serem eliminadas com soluções caseiras:
- café e vinho: seque o local com papel toalha, dos cantos para o centro. Rapidamente coloque um pouco de água com gás sobre a macha, assim, o resíduo subirá à superfície. Limpe novamente com papel toalha sem esfregar e repita o processo se necessário. Caso não queira molhar ainda mais o tecido, passe gelo sobre a mancha e seque.
- gordura e comida: prepare uma mistura de um copo de água morna com 1/4 de detergente líquido, formando uma espuma. Passe sobre a mancha e espere quinze minutos. Em seguida limpe com papel toalha ou com um pano limpo e deixe secar.
- refrigerante: limpe com detergente incolor e água.
- caneta: com a parte macia de uma esponja, aplique vinagre de álcool branco sobre a mancha. Esfregue até removê-la.
Para que você não precise se preocupar com algumas dessas manchas tão comuns, as empresas especializadas em higienização de sofás costumam realizar também a impermeabilização. Esse processo protege o tecido contra a penetração de líquidos e a impregnação de poeira, mantendo o seu estofado como novo por mais tempo.
Apenas registrando que a Limpeza a Vapor de modo geral danifica tecidos comuns em sofá como Suede, por exemplo O ideal é a lavagem por extração que comprovadamente é mais eficiente e não gera riscos de encolhimento
Parabéns dicas excelente gostaria de obter mais informações obrigado
Olá Dinah, consiga respostas mais rápidas publicando sua dúvida na seção "Perguntas". Att. Equipe Limpeza.com
Por favor, gostaria de dicas para limpeza de um sofá com almofadas de "plumas de ganso".
Muito bom o artigo sobre limpeza de sofá. Foi útil para mim.