Piso com excesso de cera? Confira dicas
Artigo revisado pelo Comitê
Quando aplicada em excesso, ou mesmo depois de algum tempo, a cera pode deixar o piso com uma aparência opaca e manchada. Em casos assim, o melhor caminho é remover. Saiba mais a seguir.
Aplicada com o intuito de dar brilho e também proteger os mais diversos tipos de piso, a cera pode causar efeito contrário. O uso em excesso, assim como o fator tempo, podem fazer com que o piso comece a apresentar uma aparência sem vida e manchada.
Em casos assim, nem mesmo a limpeza periódica pode ser suficiente para devolver ao piso seu aspecto original. A alternativa? Entrar em contato com profissionais da área para remover o excesso de cera. Aliás, a remoção deve ocorrer antes que uma nova camada de cera seja aplicada, já que isso só serviria piorar o problema.
Na maioria dos casos, a situação pode ser resolvida de maneira simples e rápida. Basta apenas seguir algumas dicas, como as quais selecionamos a seguir.
Dicas para remover o excesso de cera
Para que o excesso de cera seja removido de maneira correta e sem danificar o piso, o mais indicado é usar produtos específicos,como removedores. Como existem diversos tipos no mercado, de acordo com o tipo de revestimento, é muito importante ler o rótulo antes de comprar o removedor, e, assim, fazer a escolha certa.
Além disso, também é vital seguir as instruções do rótulo, que podem variar de marca para marca. Normalmente, a remoção do excesso de cera do piso é feita com o auxílio de dois tipos de removedores: com enxague e sem enxague.
Removedores com enxague
Os removedores com enxague são mais populares e usados diluídos em água.Normalmente, a medida é de 20 partes de água para 1 parte de removedor. Porém, se a quantidade de cera, de gordura ou de sujeira for muito grande, pode-se aumentar a dose do produto. Veja o passo-a-passo:
- Varra o piso: antes da aplicação, é importante varrer o piso para retirar qualquer resíduo sólido que possam causar riscos ou danos ao piso.
- Espalhe o produto: espalhe o removedor diluído em água pela superfície e espere agir por cerca de 20 minutos. Para evitar possíveis danos, faça um teste com a solução em uma pequena área do piso. Se não aparecem manchas ou reações adversas, poderá ser aplicada em toda a superfície.
- Esfregue e enxague: nessa etapa é preciso usar uma vassoura de cerdas suaves ou acessórios apropriados. Isso serve para evitar danos ao piso, que estará mais exposto sem a cera. O enxague deve ser feito com água.
Removedores sem enxague
Os removedores sem enxague, ou a seco, não demandam o uso de água durante o processo, e são aplicados diretamente sobre o piso. No entanto, são mais utilizados para remover cera em pequenas superfícies,ou ainda os resíduos da remoção com enxague.
Vale lembrar que os pisos de maneira são bastante delicados. A remoção da cera não é fácil e, se feita de maneira incorreta, pode causar danos permanentes à superfície. Em casos assim, não duvide em entrar em contato com uma empresa especializada em limpeza de pisos.
Fotos: Limpeza.com
Gostaria do serviço de vcs!
Queria saber como retirar cera de carnaúba dos taco
gostaria de saber com remover cera liquida vermelha em piso de ceramica
Gostaria de saber que tipo de cera e removedor serve p pisos emborrachados e para piso de madeira tbm ...
Preciso de serviços profissionais...vcs i dicam?
A casa da minha tia o chão está com acumulo de cera chega está fosco sem brilho ,peço ajuda
Olá boa noite, muito boa a matéria, poderia me dar uma dica de qual removedor (marca) posso usar para remover cera do piso fenix, que realmente remova pois já tentei de tudo, desde já muito obrigado.