Como é feito o controle de pragas urbanas
Artigo revisado pelo Comitê
Infestações de baratas, ratos, aranhas, pombos e outros animais são extremamente inconvenientes. Saiba como é feito o controle de pragas urbanas e quais são as técnicas mais utilizadas.
É importante explicar que o eficiente controle é realizado de forma integrada, aliando a higiene e a prevenção. Dificilmente se acaba com uma infestação em um ambiente que não conte com uma limpeza adequada. Esse processo integrado visa também diminuir o uso de praguicidas, empregando as técnicas mais naturais possíveis.
Seguindo o conceito do controle integrado de pragas, a intenção é utilizar métodos que garantam resultados favoráveis sob os aspectos ecológicos, higiênico e econômico. Para isso, cada situação deve ser analisada por um profissional conhecedor do ciclo de vida e dos hábitos das diferentes pragas urbanas. Esse especialista está capacitado para identificar diversas espécies e levantar suas características.
Assim, é possível compreender o comportamento da praga e suas necessidades, como, por exemplo, qual é o habitat ideal, de que se alimenta, se prefere os ambientes úmidos ou secos, etc. Após isso, é determinado o nível de infestação, para que se possa adotar o método adequado para o controle.
Neste momento é importante considerar quais são os riscos e os benefícios da medida que se pretende aplicar. Depois de empregar a tática escolhida, é feito o monitoramento, que comprovará a qualidade do controle que foi realizado.
Hoje podem ser encontrados no mercado diversos produtos de uso doméstico, tais como inseticidas, iscas a base de gel ou grânulos, armadilhas e ratoeiras. Suas formulações auxiliam na eliminação de pragas como baratas e ratos, porém, há alguns produtos, como gases liquefeitos e inseticidas com alto poder de choque, que devem ser aplicados apenas por profissionais especializados.
Produtos químicos têm sua eficácia, mas alguns podem ser nocivos ao meio ambiente e também para as pessoas, se não aplicados da forma correta. Uma maneira alternativa para conter infestações de pragas é através do controle biológico. O conceito é a eliminação natural de pragas por outros animais que são seus predadores. Como exemplos, podemos citar o sapo e a galinha, que são predadores de escorpiões, ou o gavião que se alimenta de pombos.
Para que você não tenha dores de cabeça com infestações de pragas urbanas, o melhor é contatar empresas especializadas nesse serviço e que são devidamente certificadas. Além de saber qual técnica utilizar em cada caso, esses profissionais estão preparados para manipular de forma correta os produtos, já que muitos deles exigem equipamentos de segurança durante a aplicação.
É importante ressaltar que, se o controle de pragas não for realizado de maneira correta, há grande risco da infestação aumentar. Pesquise bem e peça referências da empresa contatada.